Podilê

Este blog é um diário das minhas intempéries.

sexta-feira

Artigo do mês

Olá pessoal!

Inicio este e-mail lembrando que, se você não quiser mais receber os textos, é só avisar que não mando mais. Uso, entretanto, o slogan da Sciciliano:

"Ler ou não ser"

Aliás, slogan, é o assunto este mês.
Clarice Lispector escreveu certa vez: "Em cada frase, um clímax" e Slogans são enunciados feitos para vender produtos. "O que isso tem a ver com Literatura, ou Língua Portuguesa?" – você poderia perguntar aos seus botões. Mas eu respondo e assim deixo aos seus botões tarefa mais digna. Funciona assim ó:

à João Anzanello Carrascoza
(Professor de Redação Publicitária da USP e
redator sênior da agência Thompson)
"Slogan é, em geral, uma conclusão..." (Parmalat – porque somos mamíferos)
"...ou um convite à reflexão..." (Abuse e use C&A)
"... facilmente memorizados."

à Kleber Fonseca
(Diretor de criação da DPZ)
"É comum serem feitos com redondilha menor..." – 5 sílabas poéticas – (A Atma é ótima)
"... ou maior." – com 7 - (O sol na medida certa ou Hoje é dia de sofá – Sundow / Blockbuster)

à Gigliola Córdova
(Euzinha que vos escrevo, estudante reles e dona, unicamente, do meu nariz)
Slogan vem do gaélico escocês, que significa "grito de guerra".

Síntese, o slogan deve ser tal qual o texto do e-mail que você escreve para o seu chefe: pronto para pensar, ou seja, claro, objetivo, direto, "na veia".

Geralmente, quando vemos um slogan do tipo: "O mundo é dos nets", logo deduzimos que o texto, para ser bom, precisa ser espirituoso. Este pensamento é uma armadilha. Você pode até não ser espirituoso, mas precisa ser verdadeiro; veja:

"Perfeito para você"
(Slogan do Itaú Personalité; remete ao próprio
banco que lhe serviu de matriz, o Itaú: "Feito para você")

O texto, o slogan, a imagem, todo esse maravilhoso simbolismo que nos distingue dentro dessa bolota de sonho de valsa, que é o mundo, pode e deve ser usado com generosidade criativa; podados, no finalzinho da idéia que se quer mostrar, pela clareza. (Os publicitários chamam esse processo de brainstorm; os "marketeiros" de processo criativo; eu, de seleção textual.

Bom, era isso. A todos um mês genial, abraços apertados nos queridos e beijos em quem amamos.
Até o próximo!!

Dicas de leitura:
- A publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscani
(Fotógrafo da Benneton; logo, polêmico)
Dei uma bisbilhotada na livraria, mas não. É uma deliciosa seqüência de fotos que parecem propor uma intervenção social – o que é bem legal nesses nossos tempo de globalização.

- A república, Platão, livro I.
Observe a fala socrática, toda argumentativa e de declarada intenção de convencer, puro slogan em processo de seleção.

Sítio para visitar:
www.desencanes.com.br
A gente até passa a gostar de propaganda ;-)

Tem sugestão aí?? Diga! Diga! Diga!
Tem reclamação: Pense duas vezes, elabore o pensamento, baseie-se em fatos e, se proceder, mande em duas vias protocoladas pelo MEC, com cópia do seu CPF autenticada em cartório da asa norte.